Olaaaá!!!
Hoje estou só a "capa do batman"... esse fim de semana foi punk! Participamos do Noivas In Fest e também realizei um casamento lindíssimo no sábado,
de Bruna & Flávio (foto abaixo).
Vou postar depois para vocês conferirem, porque hoje estou aqui para falar de um outro assunto: Bebidas, mais precisamente de Vinhos!!!
Como os noivos optaram por servir Vinho e Prosecco, gostaria de esclarecer a diferença entre Vinhos, Espumantes, Prosecco e Champanhe, pois já percebi que muitas pessoas não sabem.
Vamos a um breve resumo:
Os noivos Bruna & Flávio brindando o amor - neste sábado! |
Vinhos: É, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Depois de fermentado, vários produtos podem ser originados a partir do vinho, como vcs podem ver abaixo:
Espumante: É um tipo de vinho, que passa por uma segunda fermentação, e que faz ter as “bolhinhas” e espumas. Essa fermentação é feita dentro de cubas de aço inoxidável. Em geral, o espumante é produzido a partir das cepas Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Noir. Ele pode ser branco, rosé ou tinto, e cada um deles poder ser seco, meio-seco ou doce. Na Espanha é chamado de Cava; na Alemanha, de Sekt; nos Estados Unidos, de Sparkling Wine e na França, fora da região de Champagne, de Mousseux ou Crémant.
Todo espumante deve ser tomado bem gelado (entre cinco e sete graus), devido à alta acidez e ao gás carbônico. É parceiro ideal para quase todos os tipos de pratos (humm mas é bommmm heim - eu adoroo!).
Todo espumante deve ser tomado bem gelado (entre cinco e sete graus), devido à alta acidez e ao gás carbônico. É parceiro ideal para quase todos os tipos de pratos (humm mas é bommmm heim - eu adoroo!).
Champanhe: é um tipo de espumante, porém somente pode-se chamar de champanhe a bebida produzida na região de Champagne, na França. A bebida passa por regras rígidas de produção, e são usadas apenas três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e/ou chardonnay. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, isso é um dos motivos também de ser mais caro. Pode ser branco ou rosé. Não existe champagne tinto. Festivo, refinado, elegante, espiritual ... é considerado o mais nobre de todos os espumantes (hummm.... esse eu também adorooo, mas é difícil rsrsr!).
Prosecco: também é um tipo de espumante, porém este é produzido na Itália, na região de Vêneto, com um único tipo de uva, de mesmo nome, chamada "prosecco" (manda tudo que eu bebo!!!).
Enfim, a pessoa precisa levar em consideração 2 itens importantes:
- O sabor que mais gostar e
- o valor que o bolso pode pagar rsrs!
![]() |
Lays e Randher - o brinde dia 07 de maio 2011 (também vou postar logo!) |
Diz-se que o vinho espumante, principalmente o champagne, não tem hora para ser tomado...
Como dizia Napoleão Bonaparte, "Nas vitórias é merecido, mas nas derrotas é necessário"!
Cheers!
P.S.: Se eu estiver errada, me corrijam! Bjo!