segunda-feira, 30 de maio de 2011

Qual a diferença entre Vinho, Espumante, Prosecco e Champanhe?

Olaaaá!!!
Hoje estou só a "capa do batman"...  esse fim de semana foi punk! Participamos do Noivas In Fest e também realizei um casamento lindíssimo no sábado,
de Bruna & Flávio (foto abaixo). 
Vou postar depois para vocês conferirem, porque hoje estou aqui para falar de um outro assunto: Bebidas, mais precisamente de Vinhos!!!
Como os noivos optaram por servir Vinho e Prosecco, gostaria de esclarecer a diferença entre Vinhos, Espumantes, Prosecco e Champanhe, pois já percebi que muitas pessoas não sabem. 
Vamos a um breve resumo:
Os noivos Bruna & Flávio brindando o amor - neste sábado!
Vinhos: É, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Depois de fermentado, vários produtos podem ser originados a partir do vinho, como vcs podem ver abaixo:
Espumante: É um tipo de vinho, que passa por uma segunda fermentação, e que faz ter as “bolhinhas” e espumas. Essa fermentação é feita dentro de cubas de aço inoxidável. Em geral, o espumante é produzido a partir das cepas Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Noir. Ele pode ser branco, rosé ou tinto, e cada um deles poder ser seco, meio-seco ou doce. Na Espanha é chamado de Cava; na Alemanha, de Sekt; nos Estados Unidos, de Sparkling Wine e na França, fora da região de Champagne, de Mousseux ou Crémant.
Todo espumante deve ser tomado bem gelado (entre cinco e sete graus), devido à alta acidez e ao gás carbônico. É parceiro ideal para quase todos os tipos de pratos (humm mas é bommmm heim - eu adoroo!).
Champanhe: é um tipo de espumante, porém somente pode-se chamar de champanhe a bebida produzida na região de Champagne, na França. A bebida passa por regras rígidas de produção, e são usadas apenas três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e/ou chardonnay. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, isso é um dos motivos também de ser mais caro. Pode ser branco ou rosé. Não existe champagne tinto. Festivo, refinado, elegante, espiritual ... é considerado o mais nobre de todos os espumantes (hummm.... esse eu também adorooo, mas é difícil rsrsr!).
Prosecco: também é um tipo de espumante, porém este é produzido na Itália,  na região de Vêneto, com um único tipo de uva, de mesmo nome, chamada "prosecco" (manda tudo que eu bebo!!!).

Enfim, a pessoa precisa levar em consideração 2 itens importantes: 
- O sabor que mais gostar e 
- o valor que o bolso pode pagar rsrs!


Lays e Randher - o brinde dia 07 de maio 2011 (também vou postar logo!)

Diz-se que o vinho espumante, principalmente o champagne, não tem hora para ser tomado... 
Como dizia Napoleão Bonaparte, "Nas vitórias é merecido, mas nas derrotas é necessário"!

Cheers!
 P.S.: Se eu estiver errada, me corrijam! Bjo!

3 comentários:

  1. Muito bom e interessante!!! não sabia de muita coisa, com suas dicas não vou passar tanta vergonha agora em encontros profissionais. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Simples, conciso, objetivo e didático. Corretíssimo! Não acredito em especialistas quando afirmam que determinado vinho lembras frutas vermelhas, com um leve sabor de madeiras tropicais, etc.....

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu blog, Adorei as dicas sobre vinhos, espumantes, etc. Muito Obrigado.
    Posso dar uma dica para o blog?
    Está bonito de se ver, mas para quem vai ler fica um pouco cansativo. Seria interessante colocar cores mais leves com letras escuras. Bjos.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO, PLEASE! ;-)